domingo, 14 de junho de 2015

CALIBRAÇÃO DO THERMISTOR HOTEND E MESA

Muitas pessoas deixam de calibrar o thermistor para confiar nas tabelas ja existentes, contudo dificilmente a temperatura vai ser o valor real, ou seja, a sua temperatura de 230C não pode ser a 230C pode ser a 215C ou 240C, você não tem como saber se não calibrar o thermistor, a calibração não é uma obrigação apenas você vai encontrar por tentativa e erro o valor ideal de temperatura e o valor mostrado pode estar impreciso.

PARA COMPRA DE MATERIAL E ENTRE OUTROS ACESSO A NOSSA LOJA VIRTUAL:

reprapbr.com.br

O que você vai precisar para calibrar

01 termometro, onde pode ser o do multimetro

01 termopar, para medir a temperatura



01 passo:

Hotend:

crie uma tabela: você pode fazer de 5C em 5C para os valores ate 150C depois você pode fazer em 10C em 10C 

temp  / ADC
270C - 25
265C - 32 
260C - 44
255C - 55
.
.
.
30C - 1000


Os valores do ADC você vai ver pelo printrum e vai colocando de acordo com termômetro na imagem abaixo a temperatura é 33.7C e o ADC é 961



Etapa 2:


Com o hotend limpo de preferencia com o bico ainda não usado coloque o termopar como se fosse o filamento conforme a foto abaixo, se possível retire o termocontratil que fica na ponta e coloque uma fita kapton no lugar para proteger da alta temperatura alguns termopares usam um lvr que podem derreter, conforme foto abaixo



Etapa 3:


Verifique se o termopar ENCOSTOU NO BICO coloque e retire ate ter certeza se possível retire o bico e depois coloque apenas pra ter certeza que o termopar foi ate o fim.
Depois de ter feito tudo isso mande o hotend aquecer, pra começar coloque ele a 250C e fique observando o multímetro, provavelmente quando a temperatura estabilizar os valores não vão bater.
depois va aumentando a temperatura ou abaixo ate o termômetro apresentar o primeiro valor da sua tabela, feito isso você pode anotar o valor do ADC ( conversor analógico digital ) se você for rápido pode mandar desligar o hotend e a medida que a temperatura baixar vá anotando os valores dos ADC's se não conseguir você vai ter que ajustar a temperatura do hotend ate o valor do termistor bater com a sua tabela.

Etapa 4:

Criando a tabela, vá para a pasta do Marlin e procure esse arquivo, thermistortables.h nela vai ter todas as tabelas, conforme a imagem abaixo, vai ser algo parecido, nessa tabela esta a tabela da mesa e do hotend E3D V6.


Copie um modelo o copie e colo certifique que esta copiando o código do começo ate o fim de uma única tabela, veja o padrão entre as tabelas.

Altere para o numero que você vai colocar em todas as variáveis se estiver com o numero 1 coloque 99 e esse será o numero da sua tabela na hora de colocar no configuration.h


segue o exemplo abaixo, a esquerda esta o ADC e a direita esta a temperatura


depois você repete para mesa  a diferença que você pode prender o termopar na mesa com fita isolante no centro dela, eu sugiro sem o vidro.

depois de ter feito isso você pode colocar no configuration.h a tabela que você criou


Pronto!! esta ai a tabela com os valores mais corretos para a temperatura depois de feito isso faça o PID tuning para achar os valores de Kd, Kp e Ki

M303 E0 S200 C8


depois você pode salvar no marlin ou alterar via EEPROM, não esqueçam de salvar!!!

DEIXE O SEU COMENTARIO!! QUAL QUER DUVIDA ESTOU POR AQUI!!! ;)